IFFA 2025
Inovar, vender, expandir – produção eficiente e conceitos de vendas inovadores para o comércio de açougues
Atualizado em 14 Fevereiro 2025
Inovar, vender, expandir – produção eficiente e conceitos de vendas inovadores para o comércio de açougues.
Devido à escassez de pessoal qualificado e restrições burocráticas rigorosas, o comércio de açougues está atualmente enfrentando uma variedade de desafios comerciais. Como a principal feira internacional do setor, a IFFA – Technology for Meat and Alternative Proteins – apresenta soluções orientadas para o futuro, visando, entre outras coisas, maior eficiência de produção e conceitos de vendas inovadores.
A escassez de funcionários qualificados é um grande problema para a maioria das empresas do comércio de açougues. Confirmando isso, o Dr. Reinhard von Stoutz, Diretor Executivo da Associação Alemã de Açougueiros, diz: "Nossa última pesquisa de investimentos revelou que um número acima da média de empresas gostaria de investir em novos funcionários". Nesse contexto, há naturalmente também grande interesse em soluções que reduzam os custos de pessoal. Outro resultado da pesquisa da DFV: os proprietários de empresas também planejam fazer grandes investimentos nas áreas de produção, frotas de veículos e tecnologia de abate.
O princípio 24/7 alivia a escassez de pessoal
Soluções 24/7, que estão sendo usadas por empresas de açougueiros, particularmente aquelas em áreas rurais, estão ajudando a aliviar essa situação difícil por meio da introdução de lojas digitais inteligentes que geralmente operam sem pessoal e ficam abertas 24 horas por dia. Carnes e salsichas, bem como gamas completas de alimentos, são mantidas em máquinas de venda automática ou armários refrigerados que os clientes podem acessar diretamente. Os instaladores de lojas oferecem conceitos híbridos para instalações comerciais existentes, que combinam as vantagens de lojas inteligentes com e sem pessoal, ou contêineres de vendas que criam novos pontos de venda em locais como vilas, estações ferroviárias, universidades ou casas de repouso. De acordo com a DFV, sete por cento dos entrevistados estão dispostos a investir dinheiro em soluções desse tipo. Karsten Schmidt de Rheinböllen, na região de Hunsrück, na Alemanha, administra um pavilhão de vendas de 36 metros quadrados sem pessoal em um shopping center. Ele explica: “Qualquer pessoa que queira fazer compras lá deve primeiro se registrar on-line e obter um código QR que não só permite que eles acessem a loja, mas também atua como um meio de pagamento.” Quatro câmeras monitorando o interior fornecem proteção contra roubo e vandalismo. Markus Leggedör em Weener, Frísia Oriental, abriu uma loja digital de 50 metros quadrados em sua loja existente há nove meses. Quando ele fecha seu açougue nas tardes de sábado, ele embala todos os produtos restantes do balcão de exposição e os coloca na loja inteligente. De acordo com o açougueiro mestre, os resultados foram bons: “A Smart Store superou nossas expectativas calculadas em 50 por cento. Não é apenas uma ótima alternativa ao balcão de serviço – é uma adição genuína.”
Sustentabilidade no ciclo natural
A consciência ecológica, econômica e social tem um papel importante a desempenhar para muitos açougueiros. Ao comprar carne e animais para abate diretamente de fazendeiros, muitos dos quais são locais, eles se tornam parte de um ciclo natural com curtas distâncias de transporte. O abate humanitário interno como pré-requisito para o bem-estar animal e a melhor qualidade da carne dá ao comércio uma vantagem ecológica adicional. Além disso, isso evita a poluição ambiental e as emissões de CO2 com os estágios de produção subsequentes, como corte, processamento de carne e vendas, todos ocorrendo sob o mesmo teto. O fato de a maior parte da carne ser vendida no balcão completa as vantagens em termos de sustentabilidade porque o fornecimento local não significa apenas curtas distâncias para funcionários e clientes, mas também evita o uso de embalagens supérfluas, às vezes prejudiciais ao meio ambiente. Graças aos seus sistemas de produção e distribuição intensivos em mão de obra, o comércio de açougueiros também oferece empregos à prova do futuro e, portanto, garante a sustentabilidade social. Em vista de suas diversas tarefas empresariais, muitos açougueiros não estão cientes de suas vantagens em termos de sustentabilidade e que seu trabalho deve ser mais enfatizado quando se trata de marketing e comunicação.
Regionalidade e bem-estar animal em foco
Para Sabine, Julia e Lena Schmitz, do açougue rural homônimo na cidade alemã de Bitburg, sustentabilidade é sinônimo de regionalidade. Como as três mulheres dizem: "Temos tantos produtos locais excelentes que compramos quase tudo daqui. É por isso que não há nada em nosso balcão que não venha de nós." Elas usam suas fontes testadas e comprovadas há muitos anos, comprando carne de porco, aves e carne bovina de fazendas selecionadas na região. Assim como seus clientes, todos os produtores priorizam o bem-estar animal, usam sua própria ração e entregam seu gado pessoalmente a um pequeno matadouro familiar. Em troca, os fazendeiros recebem preços fixos que são mais altos do que os preços de mercado. Até mesmo a agência de marketing da qual Sabine, Julia e Lena Schmitz dependem fica em uma vila vizinha. A vantagem: além de uma comunicação mais rápida quando necessário, os especialistas em publicidade estão totalmente cientes do valor da região de Eifel e são capazes de transmiti-lo com credibilidade. Como uma chef treinada, Lena Schmitz combina clássicos internacionais com produtos locais para pratos especiais diários e serviços de festa. Um exemplo é seu vitello tonnato modificado com um toque regional: em vez de lombo de vitela e molho de atum, ela usa peito de frango e um molho de truta patenteado como componentes básicos
Autossuficiência elétrica
Thomas Eisele de Ostrach na Alta Suábia captura o sol: ele é um pioneiro em energias renováveis e armazenamento de eletricidade. O açougueiro mestre tem três sistemas fotovoltaicos gerando um total de 115 kWp (= pico de quilowatt, a saída máxima que os módulos fotovoltaicos podem atingir em condições padronizadas), uma usina combinada de calor e energia e duas unidades de armazenamento de eletricidade com capacidade de 214 kWh e saída de 90 kW. Quase incidentalmente, o carro de Eisele funciona com eletricidade, aumentando a capacidade de armazenamento para 304 kWh. Ele também tem vários pontos de carregamento que podem ser usados pelo público. Se não houver luz solar suficiente e o sistema de armazenamento estiver vazio, a usina de cogeração entra em ação como um buffer, o que significa que Eisele pode até mesmo cobrir uma queda de energia. À noite, o açougueiro mestre usa a energia gerada para alimentar seus veículos refrigerados, que são usados durante o dia em mercados semanais na região, bem como suas máquinas de produção intensivas em energia. Este sistema sofisticado o torna virtualmente autossuficiente em termos de energia. Seu veredito: "Tudo funciona exatamente como planejado. Graças à capacidade de armazenamento aumentada, não precisamos de eletricidade da rede. Ela está lá simplesmente como um backup de emergência."
IFFA - as últimas tendências para o comércio de açougues
Apresentando a mais recente tecnologia para empresas de todos os tamanhos, a IFFA é um ponto de encontro para o comércio de açougues e a indústria. Na feira, quase todos os principais expositores têm especialistas do comércio que podem aconselhar sobre assuntos como abate, processamento, embalagem, marketing, vendas, tecnologia de armazenamento, higiene industrial e TI. Em tempos de escassez de mão de obra qualificada e mudanças nos hábitos de compra, a IFFA é uma grande fonte de soluções práticas e novas ideias, por exemplo, novas soluções robóticas que economizam tempo, aumentam as vendas e reduzem a carga de trabalho dos funcionários. Um bom exemplo disso são os robôs de fatiamento e embalagem no balcão de atendimento que podem ser controlados por meio de um tablet e que cortam, fatiam e embalam produtos automaticamente. O uso de inteligência artificial em açougues também está se tornando cada vez mais importante. Quais oportunidades e riscos provavelmente surgirão desse desenvolvimento e como a IA pode ajudar a simplificar os processos de produção, otimizar os fluxos de trabalho do escritório e melhorar o marketing? A IFFA é a plataforma ideal para discutir essas tendências e ver uma ampla gama de máquinas em operação. E, com o mercado e as competições, a Associação Alemã de Açougueiros e a GILDE apresentarão novamente um programa variado de eventos no Pavilhão 12.0.
A Messe Frankfurt apoia o crescimento dinâmico da indústria alimentícia com quatro feiras comerciais em três continentes. O setor se reúne em eventos na Argentina, Tailândia, EUA e Alemanha. Mais informações em www.food-technologies.messefrankfurt.com.
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