comercial@revistafrigonews.com.br

MAYEKAWA DO BRASIL É RECERTIFICADA NA ISO 9001

A empresa fabricante de equipamentos e soluções para o segmento de Refrigeração Industrial recebeu pela sexta vez consecutiva a recomendação para a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na norma ISO 9001:2015.

Atualizado em 07 Julho 2023
missing
Titulo:
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Com o objetivo de alcançar máxima competência em seus processos e integrar clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, a Mayekawa do Brasil, multinacional japonesa, fabricante de sistemas para refrigeração industrial está apostando na qualidade integrada de ponta a ponta em suas operações. Para isso, ela vem fazendo frente na redução de custos, padronização de processos e melhoria da produtividade e, como resultado, acaba de conquistar a recertificação na norma internacional ISO 9001:2015.
A conquista da chancela se deu depois de um processo de auditoria, providenciado pela certificadora Bureau Veritas, líder global nos processos de certificação reconhecida pela capacidade de melhorar o desempenho, reduzir o risco e promover o desenvolvimento sustentável das empresas.
Na prática, essa certificação garante às empresas que contratam os serviços e/ou adquirem equipamentos da Mayekawa do Brasil um nível de máxima excelência em termos de competência e aptidão, uma vez que o certificado oferece a garantia de processos eficientes com o foco na melhoria contínua e na satisfação dos clientes. Em suma: as auditorias de terceira parte asseguram maior credibilidade à empresa: “pois exercem um trabalho de verificação ao atendimento dos requisitos solicitados, desse modo atestam as conformidades dos processos internos e revelam as oportunidades detectadas”, afirma o responsável pelo Sistema de Gestão Integrada da empresa, Cleber Santos Nery.

Processo de auditoria - Durante o processo de auditoria, o sistema de gestão da qualidade da Mayekawa do Brasil foi avaliado nos mais diversos processos, como: Vendas, Projeto, Engenharia, Suprimentos, Recebimento, Almoxarifado, Planejamento de Produção, Fabricação, Controle da Qualidade, Expedição, Assistência Técnica, Recursos Humanos, Gestão Integrada e Alta Direção. Mas, o destaque, a grande mudança nesta recertificação 2023, foi a criação do departamento de Sistema de Gestão Integrada, na Mayekawa, agregando os processos da Responsabilidade Social, Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho. “Nosso objetivo é sempre aumentar os padrões de exigência das avaliações. A manutenção da certificação, que se dá desde 2005, é mais uma prova do compromisso da Mayekawa com a segurança e a melhor experiência dos clientes e funcionários”, garante Nery.
Na visita da Bureau Veritas, foram observados os seguintes quesitos: o andamento dos processos de trabalho; a gestão da qualidade e a prestação de serviços; a infraestrutura do local; os indicadores de planejamento estratégicos, entre outras premissas necessárias para estar em conformidade com os requisitos exigidos pela norma ISO 9001:2015. O certificado tem validade de três anos. “A certificação ISO9001 é uma Norma Internacional com reconhecimento global, que amplia as relações comerciais em todo o mundo, pois garante que a empresa certificada possui um sistema de gestão da qualidade sólido e está na busca constante pela melhoria contínua e a satisfação dos clientes”, avalia Nery.
Ele acrescenta que a ISO 9001:2015 outorgada corrobora a responsabilidade, a autenticidade e o amadurecimento da empresa, a cultura organizacional e, principalmente, o foco na segurança em equipamentos e sistemas de refrigeração industrial desenvolvidos e fabricados pela Mayekawa do Brasil “É de fundamental importância sermos certificados pela ISO 9001:2015 pois, assegura a padronização dos processos, o cumprimento dos procedimentos com foco na qualidade dos produtos, satisfação do cliente, melhoria contínua, avaliação de riscos e oportunidades”, declara. O responsável pelo SGI da Mayekawa ainda destaca a importância do reconhecimento e o desenvolvimento do trabalho de toda a equipe para a conquista desse certificado: “Conquistamos pela primeira vez em 2005, e, agora, após 18 anos e seis recertificações, reafirmamos o nosso comprometimento nos processos voltados para a satisfação dos nossos clientes”, diz Nery.

ASME – Além da certificação ISO 9001:2015, a Mayekawa do Brasil também é certificada pela ASME, que é voltada para fabricação de vaso de pressão e caldeiras. O credenciamento é concedido pela American Society of Mechanical Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos), em que as empresas necessitam adequar-se aos rigorosos padrões de qualidade por ela estabelecidos. A Norma ASME é aceita em 80 países e obrigatória nos EUA e Canadá. “O nível de exigências é muito técnico e exigiu grandes adequações aos processos de fabricação. A certificação ASME concedida pela primeira vez em 2007 a Mayekawa do Brasil possibilitou que elevássemos o nível da qualidade do nosso processo de fabricação de Vasos de Pressão, atendendo aos requisitos ASME e assegurando maiores controles e confiabilidade dos resultados esperados”, explica Nery, que acrescenta que o selo ASME tem a validade de 3 anos, “porém cada vaso fabricado tem um acompanhamento de um Inspetor autorizado pelo ASME no Brasil para conferir a conformidade do processo de fabricação”, diz.
Sobre a importância das certificações, Nery responde que a Mayekawa acompanha as mudanças e exigências de mercado globalizado, adequando-se aos requisitos que atendam e assegurem a confiança em seus processos, produtos e serviços. ” Adotamos as práticas mais atuais e exigidas pelo mercado internacional, implementando programas baseados na Gestão da Qualidade, Integridade (Compliance), Política de Privacidade, Soluções Sustentáveis, Sociais e de Governança Corporativa. Dessa forma, as certificações asseguram o controle e aprimoramento dos processos internos, o atendimento aos requisitos do cliente, os requisitos estatutários e regulamentares, amplia a melhoria dos processos, garante a qualidade dos produtos e serviços. É de fundamental importância pois, assegura a padronização dos processos, o cumprimento dos procedimentos com foco na qualidade dos produtos, satisfação do cliente, melhoria contínua com foco nos riscos e oportunidades”. No tocante ao impacto para o cliente final em fazer negócios com uma empresa certificada, Nery afirma que “a Mayekawa possui um processo de fabricação que assegura a qualidade e respeita todos os requisitos legais para a fabricação dos equipamentos e prestação de serviços. Desse modo, garantindo assim, uma maior segurança e confiabilidade em nossos equipamentos e serviços’, finaliza.

Quem é o Bureau Veritas? Fundado em 1828, o Bureau Veritas é um grupo internacional presente em 140 países, que se dedica a serviços de avaliação de conformidade e certificação, com mais de 400 mil clientes atendidos em todo o mundo. Em 1998, em função da grande demanda por certificações independentes de sistemas de gestão da qualidade, a corporação criou o Bureau Veritas Quality International, atual Bureau Veritas Certification, presente no mundo todo, com renome na prestação de serviços de auditoria e certificação.

Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.

Compartilhar

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!