comercial@revistafrigonews.com.br

Varpe

Qualidade total para o segmento de carnes e frigoríficos.

Atualizado em 15 Janeiro 2024
missing
Titulo:
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Há quase 20 anos no Brasil, a empresa oferece soluções de qualidade em equipamentos de controle de peso, inspeção por raios X, dentre outros.
Quando o assunto é pesagem e etiquetagem no segmento de carnes e frigoríficos, sabemos o quanto é importante contar com soluções de qualidade. O Brasil tem algumas marcas de renome operando, dentre elas, podemos destacar a Varpe.
A Varpe é uma empresa de origem espanhola. Foi fundada e está instalada em Barcelona. Em 1985. A Filial brasileira foi fundada na cidade de Americana, no interior de São Paulo, em 2006. A empresa fabrica equipamentos de controle de peso dinâmico e equipamentos de inspeção por raios X e detecção de metais. Atende principalmente ao setor de alimentos e possui inúmeras aplicações em diferentes tipos de linhas. Exemplos de casos de sucesso no setor de carnes e frigoríficos incluem a inspeção de peso de latas a 650ppm, linhas de desossa de bovinos, pesando, gerando e aplicando etiquetas em caixas de embarque de forma totalmente automática, inspeção de carne por RX para a detecção de fragmentos de agulhas de injeções, etc.
Soluções para o setor de carnes
No setor de carnes, a Varpe possui os conjuntos de pesagem, geração, impressão e aplicação automática de etiquetas em caixas de embarque em linhas de desossa de bovinos. Normalmente, uma estação de pesagem e etiquetagem pode substituir até oito estações de pesagem estática com um colaborador em cada estação, para uma estação única de pesagem dinâmica, impressão e aplicação de etiquetas, sem a necessidade da intervenção de operador no processo. Essas estações podem dispor também de sistemas de comunicação com a rede do cliente, alimentando sistemas com informações ou buscando neles dados a serem inseridos nas etiquetas geradas e aplicadas.
Existem também equipamentos de RX capazes de detectar diferentes tipos de contaminantes normalmente invisíveis a olho humano, por sua dimensão ou imersão no produto, como fragmentos de metal ou partes de agulhas, por exemplo, ou até mesmo contaminação por vidro, cerâmica ou partes de ossos em peças desossadas. Esses equipamentos são um avanço importante aos métodos mais convencionais de inspeção por detectores de metal, que normalmente têm sua performance prejudicada pela complexidade das interferências possíveis da condutividade do produto inspecionado no campo magnético do túnel de inspeção, efeito esse que não ocorre quando do emprego da tecnologia de inspeção de RX. Outro aspecto importante é que o RX não está limitado à detecção de contaminantes metálicos.
Os RX de gama especiais, como os que empregam sensores Dual Energy ou sensores de alta resolução, por exemplo, são capazes ainda de ações específicas em seguimentos diferenciados. Um exemplo de sucesso é a detecção de espinhas de peixes em linhas de enlatados, em aplicações de alta velocidade (600 ppm), resultado possível com a combinação da Varpe do emprego de Sensor de Alta Resolução para a geração de imagens e algoritmo de Deep Learning para aprendizado e processamento das imagens.
Tecnologias
Os equipamentos de controle de peso dinâmico, ao mesmo tempo que necessitam possuir robustez de trabalho e resistência à exposição a água e produtos químicos utilizados no processo de limpeza das linhas frigorificas, precisam trabalhar com alta confiabilidade na resposta de repetibilidade (incerteza) no peso aferido, eliminando eventuais interferências ambientais, da linha e/ou produto inspecionado e sem demandar necessidade de ajustes paraseu perfeito e confiável funcionamento.
A segurança na precisão desses equipamentos é fundamental, para gerar confiança do clienteno seu processo, acreditando no resultado apresentado por esses equipamentos, quando da definição de peso de cada produto verificado.
Em linhas onde existem dispositivos dosificadores que podem estar automaticamente corrigidos pela controladora de peso (feedback), os equipamentos conseguem, além de garantir a qualidade na certificação do conteúdo dentro das tolerâncias configuradas para o produto, perseguir excelência na obtenção do peso médio de produção, eliminando sobre pesos e buscando pelo próprio sistema a justificação ao investimento. Em outras palavras, éobter qualidade na apresentação do produto, evitar autuações por produtos fora de especificação de preço e ainda otimizar os resultados de produção com a obtenção de ganhosna redução ou até extinção de desperdício de produto no processo de dosagem.
Outras aplicações de características especiais são aquelas em que o produto pesado é agrupado em conjuntos, formando um grupo de peso específico (composição), ou de pesossimilares (classificação).
Em todos os casos, o sistema de controle de peso dinâmico pode estar também programado para separar os produtos que não estejam dentro das tolerâncias esperadas para os mesmos, podendo, em algumas aplicações onde seja possível, retornar esses produtos rejeitados a um ponto do processo que permita sua correção e nova análise pelo sistema de pesagem dinâmica, tudo de forma automática.
Detecção de contaminantes e resíduos
Como a inspeção por RX está baseada em algoritmos de análise de imagens, a Varpe vem aprimorando a todo o momento seus sistemas de análise, de acordo com as demandas que os clientes apresentam. Essa característica, de adequação dos equipamentos e dos sistemas às necessidades dos clientes, talvez seja o fator de maior diferencial positivo dos equipamentos Varpe, quando comparados com equipamentos concorrentes.
Como registro de cases vale mencionar projeto recente de inspeção de latas abertas de atum, com o propósito de detectar a presença de espinhas do peixe, que empregou detectores de RX de alta definição, associado a algoritmos de Inteligência Artificial (Deep Learning), com resultados que superaram as expectativas do cliente e da própria Varpe.
Outro case muito particular é o do emprego do RX para a detecção de cálculos biliares em vesículas animais, com o propósito de separação das peças onde os mesmos são encontrados, além do registro da imagem e definição da dimensão e massa do cálculo, para controle e auditoria.
A Varpe também trabalha com projetos únicos, oferecendo soluções personalizadas de controle e inspeção.

Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.

Compartilhar

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!