(19) 4101-9494
comercial@revistafrigonews.com.br

MANUTENÇÃO, ECONOMIA E PRODUTIVIDADE

O planejamento da Manutenção deve ser visto como parte do processo da Refrigeração Industrial e
garante economia e bons resultados

Atualizado em 05 Abril 2021
missing
Titulo:
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
De forma ampla, a refrigeração industrial é constituída por sistemas que têm por objetivo o congelamento ou o resfriamento de produtos de setores diversos, e também o controle de temperatura de ambientes ou processos industriais e, em alguns casos, abrangendo o setor comercial ou de armazenamento. Nestes ambientes, em que se utilizam equipamentos frigoríficos em sua linha de produção, a manutenção é fundamental. “Os produtos relacionados a Cadeia do Frio são conhecidos pela sua grande sensibilidade, durante os processos produtivos. Pequenas variações não programadas na temperatura podem ser suficientes para torná-los impróprios para consumo. Logo, quando falhas ocorrem no sistema de refrigeração, é comum que as empresas amarguem grandes prejuízos e tempo ocioso para o conserto das máquinas”, informa o diretor comercial da Mayekawa do Brasil, Silvio Guglielmoni.

Além disso, a manutenção é questão chave para a preservação da vida útil dos equipamentos que compõem o sistema. Ou seja, a manutenção também é via importante de economia, mesmo considerando seu custo x benefício. Além do mais, a manutenção ainda pode auxiliar na economia com insumos, como a conta de energia elétrica, uma vez que o sistema está rodando adequadamente. Mas há que se planejar. “Não dá para realizar a manutenção sem um procedimento definido para cada instalação e o conhecimento completo de seu sistema e de suas atualizações”, explica Jair Pavan, especialista em Manutenção Preditiva.

Com um departamento específico voltado para esta área e formado por técnicos e engenheiros treinados para lidar em cada uma das fases da Manutenção – Preditiva, Preventiva e Corretiva -, a Mayekawa do Brasil possui expertise de mais de 50 anos em Refrigeração e garante a diferença de performance do sistema em empresas que adotam a Manutenção como parte do processo para garantir a qualidade final de seus produtos.

Pavan explica que cada demanda é única e que depois de diagnosticar a instalação, a Mayekawa do Brasil desenvolve um planejamento personalizado para aquele sistema, o que pode envolver até a gestão remota de manutenção preventiva. “O primeiro passo é realizar a checagem das variáveis, como temperatura, umidade entre outros e de seus respectivos equipamentos. Depois disso é importante analisar todo o sistema de refrigeração. A manutenção deve ser aplicada também em válvulas, controladores, compressores e todos os demais componentes do circuito de refrigeração”, informa. E acrescenta: “a grande vantagem do planejamento de manutenção na refrigeração industrial é a análise periódica, que deve ocorrer em períodos preestabelecidos, evitando que qualquer falha possa ocorrer, prejudicando a operação no circuito de refrigeração”. É importante que ela seja realizada por técnicos responsáveis, garantindo a qualidade de toda a análise e possível troca de peças, caso seja necessária, a corretiva, “pois um simples entendimento errado do sistema, coloca em risco a excelência da produtividade”, diz Guglielmoni.

Amônia - No campo da refrigeração industrial, o fluido refrigerante mais utilizado é a amônia (NH3), por possuir boas características termodinâmicas, ser um fluido natural e de baixo custo. Porém, por suas características requer atenção e é a manutenção preditiva e preventiva, que cumprem este papel, sendo uma das formas inteligentes de evitar acidentes com o vazamento deste fluido refrigerante.

A manutenção preventiva na refrigeração industrial pode ser feita em equipamentos eletrônicos, que registram os níveis dos elementos em um ambiente controlado. É importante manter o correto funcionamento de todo o sistema, garantindo que o controle possa ser realizado da maneira correta, “evitando prejuízos ao produto e ao funcionário que trabalha no local”, finaliza Jair Pavan.

Abaixo, algumas práticas de manutenção que periodicamente aplicadas evitam paradas não programadas:
- Detecção de vazamentos;
- Observação na falta de isolamento das linhas;
- Possíveis quebras e/ou danos físicos;
- Limpeza do sistema de refrigeração industrial, que deve ser realizada tanto interna quanto externamente, haja vista que sujeiras podem fazer com que o equipamento perca eficiência e sobrecarregue os motores do compressor, além de ocasionar maior trabalho ao ventilador, no caso de filtros sujos;
- Importante verificar a carga do óleo e do fluido refrigerante;
- Verificar e ajustar super aquecimento e sub-resfriamento;
- Calibração dos sensores de pressão e temperatura;
-Testar todas as partes elétricas e mecânicas do sistema.

Sobre a Mayekawa do Brasil

Empresa fabricante líder no segmento de equipamentos e soluções completas para todo o sistema de Refrigeração Industrial, a Mayekawa do Brasil é também fabricante dos compressores Mycom. Atua em segmentos industriais diversos, como Alimentos, Bebidas, Óleos & Gorduras, Petroquímicas, Plásticos, Química entre outros. Há 52 anos de atividades no país, a Mayekawa do Brasil possui 16 filiais e conta com uma área especializada em serviços e assistência técnica para todas as regiões do País. Fundada em 1924, em Tóquio, no Japão, o Grupo Mayekawa está presente em todos os continentes com fábricas e escritórios de negócios.

No Brasil, localiza-se no município de Arujá (SP), desde 2008, numa área com 100.000m², que congrega seus quase 300 colaboradores entre fábrica e escritório.

 

 

Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.


 


Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

A nova era do aço no mercado da carne

banner-mipal-m4.png
08 Abril 2021

Máxima eficiência em todas as etapas do processo com tecnologia e confiança Mipal


MAYEKAWA

mycom-site-m3.jpg
23 Março 2021

A IMPORTÂNCIA DE PEÇAS ORIGINAIS NO DESEMPENHO DO SISTEMA


Indústria 4.0 da Mayekawa do Brasil, mais do que uma novidade: um grande recurso

mayekawa-l4.jpg
11 Fevereiro 2021

Soluções de Gestão Remota de Manutenção Preventiva e Preditiva são alguns dos recursos disponibilizados para as indústrias que não podem perder tempo nem elevar os custos, garantindo sua produção.


Novo série de termostatos eletrônicos EET da Danfoss aprimora desempenho em refrigeração comercial

eet-modelo-a-danfoss-a6.jpg
12 Janeiro 2021

Com o objetivo de ampliar a oferta de soluções eficazes em refrigeração, a Danfoss desenvolveu a nova geração de termostatos