comercial@revistafrigonews.com.br

Como os avicultores se beneficiam das oportunidades da digitalização com as soluções da CSB-System

O que os produtores podem fazer para enfrentar efetivamente os desafios

Atualizado em 31 Outubro 2019
missing
Titulo:
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
As vendas globais de carne de aves estão a crescer - mas o sucesso para os produtores não acontece por acaso. As condições do mercado são exigentes, os processos complexos e os consumidores prestam especial atenção ao preço. O que os produtores podem fazer para enfrentar efetivamente os desafios é demonstrado por uma visita ao processador de aves belga Volys e Pivka, o líder número dois no mercado esloveno.

As coisas correm bem para a indústria avícola: seja na Ásia, nos EUA ou na Europa – no mercado mundial, o segmento de carnes brancas brilha com altas taxas de crescimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção global em 2018 aumentou para cerca de 121,6 milhões de toneladas. Também para 2019, a FAO prevê um crescimento de magnitude relevante. No entanto, quem quiser afirmar-se como produtor no mercado, tem de ser o mais eficiente possível e ter controle sobre cada pequeno gerador de custos de produtos de baixa margem. Além disso, os produtos têm uma vida útil muito curta, resultando numa alta complexidade do processo.

Pivka com ERP e armazenamento temporário para a produção push e pull otimizada

O avicultor esloveno Pivka encontrou uma resposta para os desafios da indústria. Há doze anos, junto a CSB, a empresa lançou uma ofensiva abrangente de digitalização derivada de dificuldades operacionais concretas: na Pivka, existe um intervalo de várias horas entre o abate dos animais às 5 horas da manhã e o processamento dos pedidos dos clientes a partir das 13 horas. O resultado: horas de ponta extremas e processos menos eficientes nos departamentos de produção e embalagem.

A solução da CSB consistiu numa combinação de sistema ERP e armazenamento temporário suportado por software para equilibrar perfeitamente toda a produção push e pull. Hoje, os animais desmanchados, embalados em caixas, vão automaticamente e separadamente por artigo para o armazém. A partir daí, no início da produção, são transportados para as linhas com base no pedido e just-in-time, embalados e rotulados. A instância de controle central é a gestão de inventário no sistema ERP da CSB. Esta garante que as matérias-primas certas cheguem às linhas corretas. Os computadores industriais, que comunicam online com o sistema CSB e fornecem aos funcionários sempre todos os dados relevantes para o processamento de pedidos, garantem a máxima transparência nas linhas. Em contrapartida, os dados de produção são transferidos diretamente para o ERP. Este fluxo de dados em tempo real fornece aos gerentes uma visão geral precisa sobre o que está a acontecer: todos os factos importantes, como o consumo de estoque ou as quantidades de produção, estão disponíveis com um simples clique.

Produção adaptada ao crescimento

Graças aos processos digitalizados, a Pivka pode enfrentar a concorrência ainda melhor. Toda a organização tornou-se mais rápida e funciona hoje com muito mais custo-benefício do que há apenas alguns anos. Acima de tudo, a interação entre ERP, armazenamento temporário e pontos de recolha de dados na produção ajuda a processar os pedidos de forma muito menos estressante. E, ao combinar melhor as informações de estoque, capacidade e necessidade, a Pivka pode atender melhor às solicitações dos clientes quanto à disponibilidade e frescura dos produtos.

Obviamente, os efeitos positivos podem ser lidos nos indicadores: a produção aumentou em cerca de 40 % e, com uma faturação anual de 38 milhões de euros, a Pivka é agora o segundo líder no mercado de aves da Eslovênia. No entanto, o diretor executivo Janez Rebec não vê nenhuma razão para se recostar. Para ele, a digitalização das operações é um processo constante: “Nos últimos dez anos, crescemos duas vezes mais rápido do que antes. Mas é claro que ainda há coisas que podemos melhorar com a ajuda do nosso ERP da CSB.”

Volys com alta precisão de entrega

Assim como a Pivka, o produtor belga Volys também usa processos digitalizados para enfrentar as dificuldades do mercado. No local de Lendelede, a empresa produz produtos de charcutaria, produtos panificados, produtos ultracongelados e produtos alimentícios, que são distribuídos em todo o mundo. Desde a instalação do primeiro módulo de ERP, a empresa eficiente desenvolveu-se muito bem. Os volumes de produção e de picking são atualmente duas vezes maiores do que antes.

A Volys já implementou em algumas áreas o ideal de uma fábrica digital com as soluções da CSB. Por exemplo, no picking, tudo é feito por meio de dispositivos móveis. As listas de picking já não são usadas aqui há muito tempo. Para poder atender a todos os pedidos individuais da rotulagem específica do cliente, a Volys conta com cockpits de informações nas linhas. Estão em uso, no total, 500 layouts de etiquetas diferentes, o que representa um desafio para os funcionários. “A visualização fornece-nos um suporte ideal para os nossos funcionários. No entanto, se ocorrer um erro, o sistema CSB reage imediatamente com uma mensagem de erro. As rotulagens incorretas e a atribuição incorreta de produtos a um pedido do cliente são excluídas”, afirma o gerente do projeto Geert Werbrouck. O resultado dessa otimização digital: a precisão de entrega melhorou significativamente.

Novas oportunidades através de tecnologias inteligentes

A Pivka e a Volys mostram como se tornar mais bem-sucedido num setor exigente com ferramentas de otimização digital. Estas ajudam os processadores de aves a alcançar um planejamento e controle consistentes desde o estábulo até à entrega ao cliente, a responder de forma flexível à evolução do mercado, flutuações de preços e desejos dos consumidores, a reduzir custos e a explorar de maneira otimizada as oportunidades de vendas. O uso consistente e abrangente de soluções inteligentes de TI e a concepção correspondente dos processos de produção e logística estão, portanto, entre as medidas mais importantes para garantir lucratividade e competitividade a longo prazo na indústria de alimentos para processamento de aves.

Muitos produtores de sucesso já estão a seguir esse caminho da digitalização com a CSB. Almarai (Arábia Saudita), Plukon Poultry (Holanda), Kneuss (Suíça), Rossdown Natural Farms (Canadá), Cherkizowo (Rússia) ou Kekava (Lituânia): todas eles usam ferramentas digitais, centros de controle, módulos de planejamento e simulação para satisfazer totalmente os desejos dos clientes e produzir até encomendas de pequena dimensão economicamente.

Veja a digitalização da Pivka através do código QR que encontra-se na foto.



Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.

Compartilhar

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

DUAS RODAS ADQUIRE EMPRESA ALEMÃ E EXPANDE ATUAÇÃO NO MERCADO EUROPEU

foto-aerea-duas-rodas-matriz-jaragua-do-sul-sc-i9.jpg
20 Janeiro 2024

É a quinta aquisição da companhia catarinense, que tem operações em 6 países e exporta para mais de 40 mercados


MAREL ABRE AS PORTAS PARA AS INDÚSTRIAS DE CARNES E AVES

marel-u0.jpg
07 Julho 2023

Open House, no Demo Center Campinas, atraiu processadores de todo o Brasil


ICL anuncia criação de hub América do Sul e Gustavo Vasques assume posição de líder dos negócios agrícolas

icl-h5.jpg
17 Fevereiro 2022

Vasques será responsável por todas as atividades agrícolas da ICL-Group na América do Sul


Ansell

01-12-hazards-guardian-i3.jpg
18 Outubro 2021

Reduza lesões no local de trabalho até 65%