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FRIGO-DATA INFORMÁTICA

FRIGO-DATA INFORMÁTICA


Criado: 20 Dezembro 2022 | Atualizado: 20 Dezembro 2022
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A importância da informática no segmento frigorífico

A tecnologia é uma aliada indispensável em todos os segmentos, prova disso é que profissionais especializados nas áreas de informática ou empresas que atuam nesse setor estão em alta, pois ninguém quer ficar para trás. No ramo das indústrias de frigoríficos, isso não é diferente e uma das empresas que é uma verdadeira parceria em termos de soluções é a Frigo-Data Informática.
Fundada há 25 anos e presente em 12 estados, a Frigo-Data Informática oferece um sistema de gestão e automação para frigoríficos e distribuidoras de carnes visando atender às necessidades dos seus clientes.
Segundo o sócio-proprietário da Frigo-Data Informática, João Luiz Gomes da Silva, a ideia de criar a empresa surgiu para suprir uma lacuna de mercado onde o prestador de serviço pudesse ficar mais próximo do cliente. “Procuramos dar um atendimento diferenciado que chamamos de “Cliente amigo”, onde sempre procuramos ser parte da solução das solicitações dos nossos parceiros. Este formato vem dando certo, pois já estamos há anos no mercado. Sabemos que existem muitos sistemas, procuramos ser diferentes no atendimento e no trato com esses parceiros. Procuro conscientizar a minha equipe da importância de se fazer sempre um atendimento que resolva a pendência solicitada.
Sobre a importância de um frigorífico estar informatizado, Silva explica: “Se o frigorífico quiser ter o controle de seus custos, não existe a menor possibilidade de se fazer isso sem um sistema para o gerenciamento das informações, como os preços mudam constantemente, devido ao mercado (compra e venda), é essencial que ao término de um abate, se tenha em mãos, o custo de cada lote e do custo total do dia para saber como comercializar o seu produto, da mesma forma que ao término de uma produção de desossa e miúdos, também se tenha em mãos, os custos de mão de obra, embalagem, carne de cada corte e do lote de produção para que se possa tomar as decisões rapidamente com relação às vendas. Os rendimentos são de suma importância em todas as etapas de produção, existe um diferencial que levo comigo, uma indústria frigorífica é diferente das outras, as outras montam um produto, um frigorífico faz diferente, ele pega um produto inteiro e vem desmontando-o e tem que ter o rendimento de cada etapa de produção para saber se o resultado final vai ser compensatório. Todos os custos de todos os setores têm que ser acompanhados, a separação entre centro e sub-centro de custos é de suma importância para que se possa saber os custos de cada local. Isso você só tem se você tiver um sistema gerenciando as informações. É aí que entramos com o sistema e principalmente auxiliando ao nosso parceiro em como obter estas informações de forma correta e rápida. A não utilização de um sistema de gerenciamento, torna inviável uma empresa frigorífica ter estes controles, é digamos trabalhar no escuro, não existe a menor possibilidade de se ter resultados sem um sistema para dar o suporte necessário para as informações”.

Soluções
A Frigo-Data Informática disponibiliza diversas soluções para o segmento de frigoríficos, dentre elas, vale destacar:
WEB-FRIGO: sistema que permite aos clientes obterem uma gestão eficiente de suas informações. Esse sistema foi desenvolvido para atender às necessidades de plantas destinadas ao mercado interno e externo. Os módulos são integrados, gerando total controle das informações com a integração entre os diversos setores da empresa. O sistema garante o controle de todo o processo produtivo e de gestão que uma indústria de bovinos necessita e também atende a outros mercados, como indústria de suínos, equinos, avestruzes, caprinos e frango.
O sistema também fornece diversos relatórios, desde a compra do gado com os contratos de compra, acompanhamento da produção com os rendimentos e classificação das carcaças no abate, rendimentos de peças na desossa e na produção de miúdos por mercado ou geral, controle de produção para que ao se fechar um contrato o sistema não permita que seja produzido além do que foi combinado, relatórios de compras por fornecedores, por produtos, por fazenda, vendas por clientes, por produtos, acompanhamento de fretes e comissões de compras e vendas, posição financeira de pagamentos por clientes e fornecedores, por data, por local de cobrança, por tipo de ramo de atividades, fluxo de caixa, extratos bancários conciliados e não conciliados, relatórios de posição de estoque de carnes e do almoxarifado, relatórios de sugestões de compras do almoxarifado, controle de cotações de compra, pedidos de compras, controle de adiantamento de clientes e fornecedores entre outros. Os relatórios permitem que os setores tenham a visão das informações atuais da empresa de forma correta e eficiente.
WEB-CONFINAMENTO: esse módulo é voltado para o controle dos custos operacionais dos lotes dos confinamentos, desde a entrada do gado, seu ganho de peso diário, pontuação para este ganho de peso, formulação de rações, integração entre as balanças de produção das rações, dos caminhões que servem estas rações nos cochos para o controle de quanto o lote está consumindo nos piquetes. Desta forma, ao se enviar o lote para o abate no frigorífico você tem como saber qual foi o ganho total de peso dos animais e ao fazer o fechamento com as informações enviadas pelo frigorífico após o abate fazer o fechamento do lote para saber o resultado final do mesmo. O sistema trabalha nos módulos de Compra, Parceria e Boitel.
Silva complementa sobre os sistemas “Nossos módulos, WEB-COMPRA, WEB-VENDAS, WEB-INDÚSTRIA, WEB-CASH (Contas a receber, Contas a Pagar, Caixa e Bancos e Fluxo de Caixa), WEB-ALMOXARIFE, WEB-CONFINAMENTO e WEB-CONTABIL (Contabilidade e escrita fiscal), são integrados, evitando a repetição de trabalhos, o que você faz em um módulo já é automaticamente integrado ao outro. Integração entre os bancos e o módulo financeiro”.

Benefícios do software
Os principais benefícios de se utilizar esse software para o controle do frigorífico são: redução do custo com mão de obra, reduzir os custos decorrentes de falhas humanas, reduzir as pausas na produção, reduzir perdas intencionais ou não, reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação dos produtos, elevar o nível de controle e gerenciamentos, oferecer informações seguras e em tempo real para tomada de decisões por gestores, possibilidade de aumento da lucratividade da empresa com estas informações.

Diferenciais
Ao mesmo tempo em que o segmento não para de crescer, pois há uma forte demanda, ter diferenciais para se sobressair no mercado, é imprescindível. Silva destaca os da Frigo-Data Informática. “O nosso diferencial se encontra no atendimento, na colaboração, na forma de tentarmos resolver as solicitações o mais rápido possível, na não cobrança de hora técnica que acaba se estendendo para além do que o nosso parceiro esperava, sempre deixando claro os custos em valores fixos se alguma alteração exigir mudanças na estrutura do sistema, de algumas vezes assumirmos o papel do TI do parceiro se ele não tiver o mesmo no momento, sempre procuramos configurar os nossos módulos para que eles possam atender da melhor maneira o nosso parceiro. O que também procuramos manter como diferencial é o nosso atendimento 24 horas, incluindo domingos e feriados, pois sabemos que as empresas que atendemos trabalham em horários diferenciados”.

Mercado
Sobre o atual momento do mercado, o sócio-proprietário da Frigo-Data Informática comenta. “O mercado frigorífico é muito específico, pode ter períodos em que você ganha como pode ter períodos em que perde, o frigorífico não coloca preço em seus produtos, o mercado é quem regula o da compra e o da venda, o que ele faz é procurar gerenciar estes dois pontos e é por isso que é importante a utilização de um sistema para ter estas informações o mais rápido possível. O ano de 2022 foi bom para quem exporta, principalmente para a China, hoje o nosso principal parceiro lá fora, o mercado interno se encontra estagnado, mas as plantas estão procurando se modernizar em suas linhas de produção e principalmente buscando sistemas para o gerenciamento das informações. Acredito que para 2023, os frigoríficos procurarão abrir novos mercados para exportação e isto acontecendo, as plantas que atendem somente ao mercado interno terão uma melhora para a colocação de seus produtos no mercado”.
www.frigo-data.com.br


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