(19) 4101-9494
comercial@revistafrigonews.com.br
Sensor magnético de segurança da Schmersal pode ser instalado em locais de difícil acesso

Sensor magnético de segurança da Schmersal pode ser instalado em locais de difícil acesso


Criado: 09 Fevereiro 2021 | Atualizado: 09 Fevereiro 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

O sensor magnético de segurança BNS 260 da Schmersal monitora se as proteções móveis, como portas, janelas e tampas, estão abertas ou fechadas. Sua principal função é manter a máquina desligada enquanto a proteção móvel estiver aberta, interrompendo as situações de perigo que o operador está exposto enquanto a porta de acesso estiver aberta.

Este sensor da Schmersal pode ser instalado em diversas máquinas e em processos nas indústrias de alimentos e bebidas, automotiva, papel e celulose, embalagem, têxtil, agronegócio, metalúrgica, médico hospitalar, farmacêutica e química, além de máquinas de ferramentaria e em montadores de painéis.

Os produtos da linha contam com grau de proteção IP 67, conforme IEC 60529. Os sensores com códigos especiais têm grau de proteção IP69, ou seja, são resistentes a jatos de água com alta pressão para instalação em ambientes que são lavados constantemente, como na indústria alimentícia ou no segmento médico hospitalar.

Benefícios

O sensor magnético BNS 260 é fácil de instalar, pois tem apenas dois pontos de fixação, e pode ser instalado de maneira oculta para evitar burlas. O sistema é eficaz contra a manipulação por meios simples, pois não pode ser acionado com imãs comuns ou com ferramentas comuns, o que garante a confiabilidade do produto e evita riscos adicionais.

Com fabricação nacional, o sensor tem atuação magnética, ou seja, não há desgaste mecânico de contatos, o que garante maior vida útil ao produto. O BNS 260 é resistente a impactos e condições fabris severas. O sensor e o atuador toleram deslocamentos na horizontal e na vertical e podem ser instalados em ambientes com -25°C a +70°C.

A especificação do produto é extremamente simples: além do atuador, o usuário seleciona até dois contatos independentes de segurança e até um contato auxiliar. O BNS 260 tem também o opcional de LED indicador de estado de comutação, cabo ou conector incorporado e porta com fechamento a esquerda ou à direita.

O BNS 260 é leve e compacto: tem apenas 55g - com invólucro plástico reforçado com fibra de vidro com cantos arredondados -, 3mm de espessura e 36mm de altura.

Certificações de segurança

O BNS 260 da Schmersal está de acordo com as normas ISO 13849-1 e ISO 14119 e atinge nível de performance PLe e categoria de segurança 4 em conjunto com o dispositivo de monitoramento apropriado.

Para garantir a condição de segurança conforme IEC 60947-5-3, relés ou CLPs de segurança apropriados, como os modelos SRB e PSCBR, da Schmersal, devem monitorar o sinal de status do dispositivo. Para garantir alta performance do sistema, deve monitorar máquinas ou equipamentos sem inércia.

Sobre a Schmersal

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores, além de ser especialista em produtos Ex e soluções para áreas classificadas. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW). www.schmersal.com.br


O que você achou desta informação?

Avaliação

Deixe sua avaliação
Sensor magnético de segurança da Schmersal pode ser instalado em locais de difícil acesso
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
WhatsApp