comercial@revistafrigonews.com.br
OIE DECLARA BRASIL LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO

OIE DECLARA BRASIL LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO


Criado: 24 Maio 2018 | Atualizado: 24 Maio 2018
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

Declaração, que o governo esperava desde o início do ano, estende a certificação para todo o país.

Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou nesta quinta-feira (24) o Brasil livre de febre aftosa com vacinação, abrindo novas perspectivas para o maior exportador de carne bovina do mundo, segundo a agência Reuters.
A organização já considerava a maior parte do Brasil livre de febre aftosa com vacinação. A declaração, que o governo esperava desde o início do ano, estende a certificação para todo o país.
Aftosa no Brasil
O primeiro registro oficial de febre aftosa no Brasil foi no Triângulo Mineiro, em 1895. Os focos na América do Sul coincidiram com a importação de animais da Europa e com surgimento da indústria frigorífica no Brasil.
Em 1951, foi criado o Centro Pan Americano da Aftosa e reconhecida a necessidade de ações conjuntas entre os países do continente. Já em 1992, o Ministério da Agricultura criou o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, com a adoção de medidas regionais e da campanha sistemática da vacinação.
O último foco de aftosa foi registrado no município de Japorã, Mato Grosso do Sul, em 14 abril de 2006. Por outro lado, em 2007, o estado de Santa Catarina foi reconhecido pela OIE como a primeira zona livre da aftosa sem vacinação do país.
Hoje, o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, com 218,7 milhões de cabeças de bovinos e búfalos. É também o maior exportador de carne com vendas para mais de 140 países.
O que é febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre e, em seguida, provoca o aparecimento de aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença afeta bovinos, ovinos, suínos e caprinos, sendo causada por um vírus, altamente contagioso, que está presente em grande quantidade na saliva, no leite, nas fezes e até no sangue dos animais contaminados.
O principal efeito da febre aftosa é comercial. A ocorrência da doença impõe barreiras ao comércio de produtos de origem animais e ainda afeta a abertura de novos mercados.
Fonte: G1.com


Avaliação

Deixe sua avaliação
OIE DECLARA BRASIL LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar