comercial@revistafrigonews.com.br
UE vai inspecionar frigoríficos em 2019

UE vai inspecionar frigoríficos em 2019


Criado: 14 Janeiro 2019 | Atualizado: 14 Janeiro 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

Plantas brasileiras de carne bovina e de frango serão avaliadas

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, anunciou no final de dezembro que a União Europeia fará inspeções em frigoríficos de carne bovina e de frango do Brasil em 2019. Fábricas de processamento de pescados também serão visitadas pelas autoridades sanitárias do bloco.
A visita dos técnicos europeus aos frigoríficos brasileiros é um requisito para que unidades proibidas sejam novamente habilitadas.
No ano de 2018, os europeus impuseram embargos à carne de frango e aos pescados brasileiros. Ao todo, 20 frigoríficos brasileiros de carne de frango foram proibidos de exportar ao bloco. A BRF foi a empresa brasileira mais afetada. Todas os seus abatedouros foram vetados pelos europeus.
A restrição europeia à carne de frango foi uma resposta às descobertas da Operação Trapaça, deflagrada pela Política Federal em março de 2018. A operação investiga um esquema de fraudes nos testes de salmonela em lotes de carne de frango exportadas à UE.
Na mesma mensagem em que ressaltou a intenção das autoridades europeias de visitar frigoríficos do país em 2019, o ministro da Agricultura comemorou a autorização da UE para a Pasta regulamente, por decreto, a atuação nos frigoríficos de auxiliares de inspeção sanitária contratados pelas próprias empresas fiscalizadas. A função já existe, mas não há previsão legal para tal. Vários países importadores questionavam os profissionais. Os europeus eram um dos mais críticos.
“Este é o sinal que todos nós esperávamos. Depois das operações Carne Fraca e Trapaça o conceito do Brasil ficou afetado na Europa”, diz o ministro, ressaltando que a novo governo — liderado pela deputada federal Tereza Cristina— poderá prosseguir com o processo para reabilitar os frigoríficos brasileiros e as empresas de pescados para voltarem a exportar para os europeus.

Fonte: Valor Econômico


Avaliação

Deixe sua avaliação
UE vai inspecionar frigoríficos em 2019
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar