comercial@revistafrigonews.com.br
Adapi confirma primeiro caso de peste suína no Piauí e traça estratégias de combate à doença

Adapi confirma primeiro caso de peste suína no Piauí e traça estratégias de combate à doença


Criado: 09 Abril 2019 | Atualizado: 09 Abril 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

Doença preocupa criadores de porcos no Piauí e Ceará, mas não atinge seres humanos.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou a ocorrência do primeiro caso de peste suína clássica no estado. O caso foi diagnosticado no município de Lagoa do Piauí, a 42 km de Teresina, e preocupa criadores do Piauí e do Ceará. A doença não atinge seres humanos.
Desde o início do mês de março a Adapi intensificou a fiscalização nas fazendas de criadores de suínos localizadas na fronteira entre Piauí e o Ceará e nos caminhões que transportam animais entre os dois estados. A fiscalização começou ainda em novembro do ano passado, depois que um alerta foi emitido após o Ministério da Agricultura, que havia confirmado a existência de focos da peste suína no estado vizinho.
De acordo com o veterinário e fiscal agropecuário Idílio Moura, os animais com peste suína apresentam febre alta, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia, paralisia dos membros e morte, principalmente entre suínos jovens. Segundo o veterinário, o vírus é altamente contagioso.
Uma reunião na Superintendência Federal de Agricultura foi realizada para definir estratégias para debelar o foco do vírus. "As medidas incluem interdição da propriedade, controle do trânsito de animais, investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, sacrifício sanitários de todos os suínos do foco", disse.
Equipes de veterinários se preparam para ir até a cidade de Lagoa do Piauí para sacrificar os animais e desinfestar instalações e veículos das propriedades. O trabalho deve durar cerca de 30 dias, para garantir a erradicação do vírus.
Ainda segundo o veterinário Idílio Moura, os prejuízos causados pela peste suína são econômicos. Se os casos da doença aumentarem, os criadores do estado podem sofrer embargos econômicos, como a proibição de venda dos suínos do Piauí para outros estados.

Fonte: G1


Avaliação

Deixe sua avaliação
Adapi confirma primeiro caso de peste suína no Piauí e traça estratégias de combate à doença
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar