comercial@revistafrigonews.com.br

SUINOCULTORES E AVICULTORES BUSCAM MELHORIAS PARA O SETOR


Criado: 08 Dezembro 2016 | Atualizado: 08 Dezembro 2016
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Suinocultores e Avicultores de várias partes do País, representantes de Federações de Agricultura de diversos estados

Suinocultores e Avicultores de várias partes do País, representantes de Federações de Agricultura de diversos estados, Indústrias, além da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Avicultores, participaram no dia 12 de junho, da reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na sede da entidade em Brasília, para encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas pelo setor.
De acordo com o Coordenador de Assuntos Econômicos da CNA, Renato Conchon, o objetivo reunião é fortalecer o setor, "além de aprimorar o projeto de Lei de Integração Agroindustrial e também do projeto que trata do Preço Mínimo (PGPM) e ainda, das dificuldades que estão apertando as margens dos produtores e das indústrias de aves e suínos", afirmou.
Entre as propostas, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, sugere algumas alternativas para alavancar a produção. "Para que o mercado de produção de aves e suínos seja ainda mais valorizado são necessárias audiências públicas entre produtores, frigoríficos e o mercado de varejo. Sugerimos a compra de 100 mil toneladas de carne suína pelo governo para ações sociais; prorrogação dos contratos de custeio com juros subsidiados, além de linhas de crédito extra limites para a compra de insumos", destacou o presidente, apresentando outras medidas, tais como o alongamento das dívidas de investimento para 20 anos e a suspensão dos financiamentos públicos para novos núcleos de produção. Essas propostas são de caráter inicial e deverão ser avaliadas por representantes dos produtores nos estados.
O debate ocorrido na CNA antecedeu o encontro entre a ABCS e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, que aconteceu no dia 13, para ampliar essa discussão.
Também participaram da reunião o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Renato Simplício e deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS).

Próximo passo
Em parceria com as associações estaduais, os participantes da reunião terão 30 dias para analisar dois projetos de Lei que beneficiam o setor e a partir disso, definir de estratégias para esses projetos.
O projeto de lei nº 2.092, de 2007, dispõe sobre o Programa de Reestruturação do Passivo do Setor Rural Brasileiro, de operações originárias de crédito rural. Já, o projeto de lei nº 7.416, de 2010, inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
A próxima reunião acontecerá no dia 11 de julho, às 14h, na sede da CNA, em Brasília.
* Fonte: Canal do Produtor


Avaliação

Deixe sua avaliação
SUINOCULTORES E AVICULTORES BUSCAM MELHORIAS PARA O SETOR
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar