comercial@revistafrigonews.com.br

BRF E MARFRIG CONCLUEM TROCA DE ATIVOS


Criado: 08 Dezembro 2016 | Atualizado: 08 Dezembro 2016
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Ao cruzar Santa Catarina, os olhares se encantam com tantas riquezas naturais

Ao cruzar Santa Catarina, os olhares se encantam com tantas riquezas naturais. Conforme as curvas e retas são deixadas para trás, encontramos diferentes tipos de clima e ambientes. E não é para menos que Santa Catarina é hoje, um dos estados mais fortes do país, tratando-se de turismo, lazer e renda. Por aqui, o trabalho é prioridade e a economia é fortalecida pela natureza de sua terra e seu povo.
Mesmo diferentes, do Extremo Oeste a Serra Catarinense existe algo em comum nas regiões do estado, a suinocultura. Mas lá embaixo, ao nível do mar, no Sul de Santa Catarina, o gosto pela atividade deu os saltos mais crescentes nos últimos anos e potencializou a produção. Hoje essa região possui mais de 85 mil matrizes suínas e a força do setor ainda é independente.
Mas essa força já não é mais a mesma, ao mesmo tempo em que o Sul do Estado aprendeu a apostar na atividade suinícola, um golpe fortíssimo começou a ser sentido em cada uma das propriedades, a crise no setor, que está permanente há cinco anos e que afeta o estado inteiro. Para tornar visível a desistência dos produtores da atividade, a Região Sul se mobilizou e uniu Santa Catarina. Cenas vistas, como a das cruzes implantadas nas baias que deveriam abrigar suínos vivos, foram traduzidas por gente de todos os lados. “É um choque, por que ninguém espera encontrar cruzes, mas animais robustos e bonitos, mas a gente entende, sabemos sobre a situação enfrentada pelos nossos amigos suinocultores”, destaca o visitante da Feagro 2012, Thales Dalmar.
Quem dera se todos os olhares, que atentos prestaram atenção nesse cemitério de angústias, pudessem interferir na situação enfrentada pelos produtores. Mudar a triste realidade da suinocultura somente será possível se houver a intervenção dos governos e a boa vontade de todos os envolvidos no segmento. “Eu também sou produtor, conheço bem a realidade, mas infelizmente é uma realidade de mercado, e isso só conseguimos interferir com atitudes fundamentais, como ampliação das exportações e melhora do consumo interno, não tem outro jeito”, completa o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.
A suinocultura catarinense está em crise desde 2008. Altos e baixos favoreceram a instabilidade que desde então, não deixou de interferir no faturamento dos suinocultores. De lá pra cá, mesmo com dificuldades, a produção não parou de crescer, as agroindústrias continuaram a ampliar suas capacidades de produção e abate, as exportações não tiveram grande sucesso, o que poderia ter desafogado o estado e a boa vontade política não contribuiu para que a produção pudesse contar com valores justos por insumos. É como uma bola de neve, que quanto mais rola, maior fica, carregando consigo o que há pela frente, neste caso a esperança e a continuidade. “Isso é o que acontece, pensei várias vezes em fechar ou vender, mas estamos tentando suportar, por que a crise é muito forte, não é possível ao menos achar um comprador para a granja”, explica o suinocultor, Hélio Correa, de Armazém (SC).
Muitos ainda pensam como Hélio, tentando evitar o fechamento da propriedade por completo. Mas tantos outros, não conseguem resistir e enfrentam uma decisão, que jamais passou pela cabeça, desistir antes da falência por completo. Inadmissível para eles, gente que transformou a atividade em uma grande potencia nacional, a produção de alimentos. Seu Aloísio fez a escolha há um ano, mas só conseguiu parar por completo em outubro do ano passado, respeitou o ciclo da atividade e agora vive como pode. “A gente tem um sentimento de tristeza, não vou à granja, para não ver tudo aquilo parado. Quero mais é viver, já deu o que tinha que dar”, conta o produtor rural Aloísio Meurer.
Mas não é somente o setor independente que enfrenta a falência da produção, o setor integrado, comandado pelas indústrias, também está sentindo os reflexos de ter ignorado a crise que iniciou há cinco anos e ampliado a produção em grande escala. Nesta propriedade, do Sul do estado, houve a quebra de contrato por parte de uma indústria de São Miguel do Oeste, no Extremo de Santa Catarina. Em apenas um mês, a produção de 1,8 matrizes foi abandonada pela agroindústria e o produtor não sabe o que fazer com os leitões, que sobram todas as semanas. “O estresse que estou sentindo há um mês eu não desejo para ninguém, a gente trabalhou tanto, produzindo alimentos, e agora não temos para quem vender nossos animais, é muito triste”, descreve o suinocultor José de Moraes.
Situação desesperadora enfrentada em todo o estado catarinense. Estima-se que muitos produtores não resistirão nos próximos 60 dias e poderão declarar a falência das propriedades. Realidade da atividade, cenário que jamais foi visto antes. Cenas que passaram a ser vistas devido à mobilização no Sul do Estado.
*Fonte: Valor Econômico


Avaliação

Deixe sua avaliação
BRF E MARFRIG CONCLUEM TROCA DE ATIVOS
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar