comercial@revistafrigonews.com.br

Bahia Pesca entrega Equipamentos de Proteção para marisqueiras de Itacaré e Ilhéus


Criado: 08 Dezembro 2016 | Atualizado: 08 Dezembro 2016
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), entregou no dia 24 de agosto, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para marisqueiras na Colônia Z-18

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), entregou no dia 24 de agosto, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para marisqueiras na Colônia Z-18, em Itacaré. Também foram beneficiadas trabalhadoras da Associação de Pescadoras e Marisqueiras do São Miguel (Apesmar), do bairro de Ilhéus, e da Colônia Z-19 no Pontal, totalizando 76 equipamentos.
O EPI é composto por camisa de manga comprida, calça, boné, bota, ou sapatilha emborrachada, e luva. O conjunto é confeccionado à base de Fator de Proteção Ultra-Violeta (FPU), tecido especial que protege a pele e não absorve o calor solar minimizando a incidência de câncer, desidratação, envelhecimento precoce e cortes nas mãos e pés.
A distribuição faz parte do Programa Melhoria das Condições de Trabalho e Renda das Marisqueiras realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), representada pelas técnicas Mirella Dias e Saranama Brito. Os EPIs foram criados pela Bahia Pesca em parceria com o Fundacentro, fundação do Ministério do Trabalho para a segurança do trabalhador.
“Analisamos como é realizado o trabalho da mariscagem, o ambiente e o horário em que acontece a captura. A partir daí criamos um conjunto de peças para proteger estas profissionais”, relata o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Ele destaca que “o projeto é pioneiro no Brasil e acredita que deve servir como referência para outros estados."
A marisqueira Cristiane de Jesus Conceição, associada da Apesmar, disse que é alérgica e por isso usa repelente para se proteger dos mosquitos. “Com o EPI vou economizar dinheiro e proteger minha pele contra os raios do sol. A iniciativa da Bahia Pesca é excelente”, elogiou.
Segundo a subgerente da Bahia Pesca, Eliana Carla, os equipamentos estão em fase de teste. Técnicos da Bahia Pesca e do Ministério do Trabalho estão ouvindo as marisqueiras para avaliar se é necessário algum aperfeiçoamento para que seja legislado e elas possam ter os equipamentos garantidos por lei, assim como em outras profissões. “Em seguida, serão distribuídos EPIs, em maiores quantidades, para marisquieras de vários municípios.”

200 mil alevinos para quilombolas

A Bahia Pesca distribuiu também 200 mil alevinos de tilápia para cerca de 300 famílias de dez comunidades quilombolas de Itacaré, em parceria com a Colônia Z-18 e a prefeitura local. O subgerente de piscicultura Flávio Souza explica que técnicos da Bahia Pesca vão dar assistência aos pequenos piscicultores orientando sobre as aguadas e a alimentação apropriadas.
A vice-presidente da Assoociação Umbauba de Produtos Orgânicos, Otília Maria Nogueira, afirmou que vai consumir e comercializar os peixes. Já Hildete de Jesus vai criar num sítio e incluir a tilápia no cardápio do restaurante de sua propriedade em Itacaré.
A distribuição de alevinos e a entrega dos kits para marisqueiras fazem parte das ações do Governo da Bahia para atender e melhorar a qualidade de vida das famílias na área de influência do Porto Sul.

Governo brasileiro pode contestar restrições estadunidenses à carne bovina, afirma Mapa

O governo brasileiro pode integrar, como parte interessada, a contestação feita pela Argentina na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra as restrições às importações de carne bovina in natura. Assim afirmou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 24 de agosto em nota.
Vários estados e provincias no Brasil e na Argentina, respectivamente, têm o status de livres de aftosa com vacinação mas ainda não podem exportar carne in natura para os Estados Unidos.
O Brasil está "acompanhando com muito interesse o assunto", disse Mendes Ribeiro Filho, Ministro da Mapa.
No dia 21 de agosto, a Argentina anunciou a sua intenção de contestar as restrições estadunidenses às importações de carne bovina in natura. Horas antes, o governo dos Estados Unidos anunciou que abriria processo na OMC contra Argentina devido às restrições comerciais.
No dia 22 de junho, os Estados Unidos exigiu fim na OMC às tarifas argentinas impostas sobre importações estrangeiras. A OMC vai decidir este ano se a Argentina terá de levantar algumas das restrições de importação, disse a entidade.
Nos últimos anos, a Argentina já implementou mais medidas protecionistas (191) comparado a qualquer outro país e aos demais países latino-americanos (170), segundo informações do Centro de Pesquisa de Política e Econômica (CEPR, siglas em inglês) do Reino Unido.

*Fonte: Carnetec


Avaliação

Deixe sua avaliação
Bahia Pesca entrega Equipamentos de Proteção para marisqueiras de Itacaré e Ilhéus
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar