comercial@revistafrigonews.com.br
Cidade do Paraná domina a suino cultura brasileira

Cidade do Paraná domina a suino cultura brasileira


Criado: 12 Novembro 2025 | Atualizado: 12 Novembro 2025
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

Município de Toledo, no oeste paranaense ultrapassa 950 mil cabeças de porcos e se destaca na suinocultura pela eficiência produtiva, alto padrão sanitário e forte presença da agroindústria. Toledo, no Oeste do Paraná, é oficialmente a cidade brasileira com o maior rebanho suíno do país. Com aproximadamente 950 mil a 1 milhão de cabeças, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município lidera o ranking nacional e se consolida como um dos grandes polos da suinocultura e da produção de proteína animal no Brasil.
O número impressiona quando comparado à população local, que gira em torno de 145 mil habitantes: são quase seis suínos por morador, evidenciando o peso econômico e social da atividade para o município. A suinocultura está profundamente ligada à história de colonização da região, marcada por pequenos produtores que encontraram no cultivo agrícola e na criação de animais uma forma de subsistência e, posteriormente, de expansão agroindustrial.
Além de Toledo e Marechal Cândido Rondon, outros nove municípios paranaenses figuram entre os maiores produtores de proteína animal no país, incluindo Castro, Carambeí, Nova Aurora, Palotina, Assis Chateaubriand, Arapoti e Ortigueira. Toledo é reconhecida oficialmente pela Lei Estadual 21.360/2023 como “Capital do Agronegócio”. O município também se destaca pelo seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,782, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — um dos melhores do Paraná, refletindo qualidade de vida, renda e desenvolvimento social. Com integração entre cooperativas, produtores e agroindústrias, Toledo continua ampliando sua capacidade produtiva e consolidando sua imagem como referência nacional na produção de proteína animal. A suinocultura, que começou como sustento para famílias de colonos, hoje move a economia regional, gera emprego, renda, pesquisa, tecnologia e coloca o Oeste do Paraná no centro do agronegócio brasileiro.

Fonte:compre rural


Avaliação

Deixe sua avaliação
Cidade do Paraná domina a suino cultura brasileira
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar