comercial@revistafrigonews.com.br

MINERVA PODE VIRAR MAIOR FORNECEDORA DE CARNE DA CHINA

Empresa pode elevar suas compras se o Cade aprovar a compra de frigoríficos da Marfrig

Atualizado em 31 Janeiro 2024
missing
Titulo:
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
A Minerva pode se tornar a maior fornecedora de carne bovina à China no mundo, caso o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprove a compra de frigoríficos da Marfrig. Fontes e analistas dão como certa a consolidação da companhia nesse mercado, mas ponderam se é o melhor momento para isso.
“A empresa vai se tornar tão grande quanto a JBS quando a gente fala em América Latina, mas, olhando só para China, pode assumir a liderança por conta das operações de Argentina e Uruguai que está abraçando da Marfrig”, afirma fonte de um frigorífico concorrente.
Nas conversas entre fontes do setor, corre a informação de que funcionários dos frigoríficos adquiridos pela Minerva começaram a procurar outras empresas com medo de perder o emprego em meio às mudanças.
“A percepção no chão de fábrica é que [a venda] já deu tudo certo”, diz a fonte. Procurada, a Minerva optou por não se posicionar até a decisão do Cade.
Uma questão levantada no mercado é se a Minerva, ao se tornar a principal parceira da China, teria força para negociar preços melhores pela tonelada de carne exportada.
Parte do setor vê as novas inspeções do país asiático em frigoríficos brasileiros como uma sinalização de que a China terá opções na manga para contrabalancear. “Na fila [das inspeções] estão plantas enormes da JBS, como as de Campo Grande, Diamantino e Redenção. Então, o que a gente fala hoje sobre China pode mudar amanhã”, observa outra fonte da indústria.
Segundo Leonardo Alencar, analista da XP Investimentos, não existem dados públicos sobre todos os exportadores de carne bovina do mundo, mas, considerando os volumes que a companhia já exporta na América do Sul, há grandes chances de que a previsão esteja correta.
No entanto, o analista da XP pondera que a queda dos valores pagos pela tonelada exportada ao mercado chinês já era esperada. “Sempre ficou a dúvida de por quê o mercado que levava o maior volume pagava tanto prêmio. Parecia um contrassenso”, diz.
Para ele, a aprovação do Cade será decisiva para a nova Minerva. Se sair no começo do segundo trimestre do ano, a companhia conseguirá direcionar as fábricas para capturar oportunidades no Brasil, geradas pela ampla oferta, que deve começar a diminuir a partir de 2025.

Fonte: Globo Rural

Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.

Compartilhar

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

JBT E MAREL SE UNEM PARA CRIAR GIGANTE GLOBAL EM SOLUÇÕES PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

frango-l4.jpg
22 Janeiro 2025

Em um movimento que promete transformar a indústria alimentícia global, a JBT e a Marel anunciaram a fusão de suas operações, dando origem à JBT Marel.


EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA CRESCEM 7,3% E SUPERAM 120 MIL TONELADAS EM SETEMBRO

depositphotos-9700893-xl-w1.webp
06 Novembro 2024

Resultado é o segundo melhor da série mensal histórica


JBS DEVE EXPORTAR QUASE 1 MILHÃO DE TONELADAS DE PRODUTOS PARA CHINA EM 2024

jsb-site-h1.jpg
06 Novembro 2024

Evento debateu a demanda internacional pelos produtos agropecuários brasileiros


NS BRAZIL

foto-materia-nsb-e2.jpg
19 Setembro 2024

MARCA PRESENÇA NA EXPOMEAT 2024